Vá lá, admitam. Desde que entraram para a faculdade, já pensaram e falaram mais dos desenhos animados que viram durante a infância do que nos últimos seis ou sete anos. xD Ai os ricos tempos em que vinha a correr da escola às quintas à tarde para agarrar numa sandes de queijo e num copo de leite (sim, porque nessa altura só havia bollycaos e figuras afins em festas de anos ou aos fins de semana) e me ir sentar no sofá a ver o D'Artacão...!
Desde o ano passado, lá fui dando comigo a discutir o inegável valor educativo da Rua Sésamo, a lembrar as deixas mais marcantes da Navegante da Lua, a reflectir colectivamente sobre como o Dragonball nunca passou na íntegra na SIC e nos fenómenos que foram o Samurai X, o Pokémon e os Digimons.
E sim...medo dos medos. A cantar os genéricos dessa tralha toda. Bem, tirando os do Samurai X, que passavam sempre na versão japonesa. xD
Suma conclusão de todas essas fecundas conversas: já não se fazem desenhos animados como antigamente. Até a Disney começa a desiludir - a !Disney! da Pequena-Sereira, da Bela e o Monstro, do Aladdin, tudo corrido a versão brasileira que não havia cá portugas a fazer dobragens antes do Rei Leão (e esse já chegou em 1996); escusado será dizer que também nos lembramos das músicas todas ou para lá caminhamos. A canalha de hoje também não está para aturar cá essas coisas de aprender a contar antes dos 5 anos, ou saber cantar o alfabeto com o Monstro das Bolachas, ou aprender a fazer rimas com o Sapo Cocas. Qual quê?! Eles querem é ver porrada e novelas pré-adolescentes. E quando a irmã da Catarina lhe pergunta do alto dos seus dez anos o que é o sexo e a pobre da confrontada lhe responde nos conformes dos factos da vida, a catraia revolta-se e declara que "não, não é! É ir para debaixo dos lençóis abaná-los e ladrar, que eu vi nos Morangos com Açúcar!"...."Quo uadis, Portuscale?"
Os meninos vão ficar traumatizadinhos por terem crescido com a Guerra do Iraque? Ora, faltaram-nos tragédias e acontecimentos polémicos?! Nós vimos a queda do muro de Berlim do colo dos nossos pais, assistimos às reportagens Guerra do Golfo, da Guerra da Bósnia e do Genocídio no Ruanda enquanto arrastávamos os carrinhos pelo chão, ouvimos "Carlos Fino, RTP, Moscovo" mais vezes do que biberões de leite que deitámos abaixo, LÍAMOS (e uau! não morremos! Sim, papás e mamãs, porque ler faz melhor do que viver atracado na PlayStation), confrontámo-nos com a clonagem da desgraçadinha da Dolly, mantivemo-nos calmos perante o anúncio do bug do ano 2000,vimos os aviões embater nas Torres Gémeas, acompanhámos o Processo Casa Pia e demos gente!
Mas alegrem-se, queridos amigos congeracionais! Nós já estamos safos e tivemos uma linda e educativa infância. Agora tirem mas é apontamentos para salvar os futuros filhinhos do galopante síndroma da estupidez conformada.
domingo, 2 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

2 comentários:
Oh gaja tens toda a razaum! Ainda me lembro de ver a cow e chicken no 5º ano pah, comia o meu pao com queijo mais a minha amiga de infancia e chamava-mos cow e chicken uma à outra e ría-mos que nem parvas felizes e contentes de semelhante! xD Depois claro, ver a rua sésamo, bugs bunny =D e a maravilhosa colecção dos filmes da disney que eu possuo em inglês muahahah (H) ainda hoje vejo esses filmes, e não tenho burgonha de admitir yooo!
Agora os jovens só pensam em playstions e psp e mal vêem as pessoas a frente só de andar sempre c os joguinhos atrás, pralém disso os desenhos animados de hoje são meios nhónhós com bonecos meios defeituosos e peixes falantes que já irrita xD só o shrek é que é giro e o panda também =P mas já não histórias decentes com princesas e o caraças, é so animais e ratos que cozinham dass! Um dia ainda vai lá a ASAE e acaba ca palhaçada do rato cozinhador xD
A outra vertente: a da História dos anos 90 é muito sensual também, e tou viva!! Passei por Capítulos de História e tou aqui rija e bem constituída sem aparente trauma [só de vez em quando é que revelo ainda algum trauma, mas é ligeiro o dano, a não ser que processe os bandidos dos abioez do 11 de setembro - já mortos - pela lesao que eu tive ao ver tal coisa semelhante]
Bem acho que já disse nada de jeito que bastasse xD
Beijinho e continua a escrever que venho tamém praqui resmungar =D gmdti***
Rita no seu melhor. Gostei especialmente da parte da irmã da Catarina - é que a minha nunca foi mais longe do que o 'Oh mãe, agora não vou jantar porque vai dar aquela cena do striptease'.
Como já disseste tudo e tão bem, só tenho uma coisa a acrescentar, e em jeito de despedida: Luna, Luna :p
Enviar um comentário