sábado, 27 de dezembro de 2008

Vira ano venha outro

Agora que se aproxima o final de mais um ano civil, entramos naquela fase de introspecção e avaliação do que de melhor e de pior tivemos ao longo destes 12 meses. Muitos de nós se dão ao trabalho de comparar 2008 com anos anteriores, notável esforço pragmático de aprender com os erros e triunfos passados. Talvez sejam influências de quem estudou História tantos anos, mas a verdade é que me vou inserindo nesse grupinho triste de auto-avaliadores.

Não vou perder aqui tempo em concretas considerações, até porque as lições que tiramos das nossas vidas fazem jeito é a quem viveu esses momentos mais ou menos felizes. Vou, antes, agradecer a todos os que fizeram deste último ano uma galeria tão rica. Tenho quadros mais sombrios e quadros mais iluminados. E foi com vocês, meus amigos, que os pintei. Quando a tela ameaçava ficar demasiado escura, foram vocês que lhe atiraram pinceladas de cores quentes. Quando a pintura era alegre, ajudaram-me a emoldurá-la, contribuindo para a beleza do quadro. Quando as lágrimas me turvavam a visão, impedindo-me de continuar a pintar, afastaram-nas com gestos carinhosos e deram-me novas ideias sobre o que colorir.
Foram vocês que fizeram o meu ano, de Janeiro a Dezembro. Na faculdade, no grupo de jovens, no círculo mais antigo... Porque são vocês que fazem a minha vida. E são vocês que estão nas melhores recordações. Mas também nas piores, na forma daquele abraço, daquele conselho ou até daquela frase praguejada que me fez rir.
Alguém muito especial entre vós disse-me um dia "nós estaremos aqui para te apanhar quantas vezes caias". Obrigada por essas e por outras promessas, que sempre cumpris. Obrigada por 2008. E venha 2009, com os seus desafios, fracassos e frustrações; não há espaço para medos já que não estarei sozinha nem vós o estareis, porque nos temos uns aos outros...para tudo o que vier.

Feliz Ano Novo a todos!

2 comentários:

Me, Myself and I disse...

Não sabia q tinhas um blog.
Vou começar a frequentar... :)
Bom ano de 2008.
Beijo

Chris disse...

Ser auto-avaliador não é patético nem triste, muito pelo contrário, revela uma certa maturidade, pois preocupaste em te tornares sempre numa pessoa melhor.

Eu por exemplo, costumo no início do ano fazer uma lista de coisas que gostaria de alcançar, para depois no ano seguinte ver se realmente concretizei os meus objectivos =P, e é muito gratificante quando vejo que certos objectivos que eu não pensava conseguir realmente consegui.

Friends will be friends, sabes que estamos aqui!

And remeber, o ano civil começa a 1 de Janeiro e acaba a 31 de Dezembro, coincidindo com o Orçamento de Estado xD

beijinhos**