quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Oh Mãe, podemos dar xanax ao gato?"

A pergunta caiu como uma bomba. O P., do alto dos seus 9 anos, indiscutivelmente preocupado com o bem-estar mental desse felino assassino que é o meu gato de meio ano e muito pêlo, queria saber se podia dar xanax ao pobre do Xico.
O bichano, orgulhosamente deitado sobre a sua última criação artística - isto é, um rolo de papel de cozinha completamente desperdiçado pelo chão, rasgado, arranhado, trincado e o que sobrou valendo de almofada - olhava-nos com os seus orbes verdes-azulados invulgarmente grandes, como quem diz "Sei que fiz mal mas também sei que vocês não têm coragem de me castigar porque sou demasiado fofo." (E tem razão.)

Se o puto tivesse perguntado, "Oh Mãe, podemos dar-lhe um chazinho de camomila?" era uma coisa. Agora um pirralho que nem uma década de vida tem saber para que serve o diabo do medicamento... Só faltava ter explicado que actua sobre o sistema nervoso central.
"P., tu não sabes para que serve o xanax."
*Tom ameninado como só as crianças sabem fazer quando querem mesmo meter nojo a um adulto*"E sei! É para quando se tem crises de nervos...e de ansiedade! E não achas que o Xico está histérico? Olha para o que ele fez!"

E o desgraçado do Xico a enrolar-se na sua vítima de papel, alheio às futilidades a que os humanos tanto ligam.

4 comentários:

Inês disse...

Ahaha não há como ter irmãos de 9 anos. Espertinho, o miúdo!

*rita disse...

Vá lá que não gosta dos Morangos com Açúcar. xD

D. disse...

é por isso que eu não gosto de gatos. só fazem dessas coisas... mas eu tenho um cão que fazia pior e embora seja uma bola de pêlo, levava sempre umas sapatadas... principalmente quando estragava coisas minhas.

*rita disse...

Eu também tenho um cão, mas está reformado, já não rói nada.